«Exceptuando o dogma da propriedade colectiva, não se necontra no
Socialismo senão estrondosas negações, - disse um dia Almeida Braga, -
baseado na asserção de Winterer: os Socialistas não ignoram o que querem
derrubar, mas falta-lhes inteiramente a noção do que pretendem
construir.»
Os Socialistas não ignoram o que querem derrubar, mas falta-lhes inteiramente a noção do que pretendem construir.
O Papa Pio XI sabia-o e anunciou-o: «Ninguém pode ser, ao mesmo tempo, bom católico e verdadeiro socialista.»
Ao contrário do que publicitam os socialismos actuais, a desigual
apropriação dos factores produtivos e, por extensão, a existência de
proprietários, deve ser considerada legítima e harmónica com o interesse
nacional. Essa situação constitui um estímulo ao trabalho, à riqueza e à
produtividade. O único problema da propriedade é quando a mesma se
reveste de ociosidade e ostentação e os detentores do dinheiro serem
reconhecidos como classe dominante, apenas por esse facto.
Pequito Rebelo dizia que devia ser reconhecido o direito à desigualdade,
ou seja, o direito de acesso aos diversos degraus da hierarquia,
mediante a revelação das capacidades e dos méritos de cada um.
Mas dizia ainda o mesmo que o conceito de igualdade encerra dois absurdos:
a negação das desigualdades e a negação das diferenças; com efeito,
dizia ainda o mesmo, que os elementos sociais, ou são comparáveis, e,
neste caso, desiguais, ou não são comparáveis, sendo diferentes. A
sociologia igualitária desconhece em profundidade os dois aspectos,
considerando idêntico o que é diferente, estabelecendo artificialmente
um tipo único de homem, estereotipado pela uniformidade do critério
teórico ou legislativo, sem atender às diferenças de tempo, de local, de
contextos, etc.
Sir Julian Huxley disse uma altura, quando ainda era presidente da UNESCO: O
nosso sistema ideológico deve rejeitar o mito democrático da igualdade.
Os seres humanos não nascem iguais em dons ou em possibilidades e o
progresso da humanidade é devido, em grande parte, à própria existência
da desigualdade.
Livres mas desiguais deve ser a nossa divisa. A educação deveria
pautar-se pela diversificação dos talentos e não a sua redução à
normalidade estereotipada da igualdade forçada. Estas palavras são
altamente anti-socializantes mas são também altamente científicas.
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