Nos inícios do Séc.XX, a França opera um deslocamento radical para um
nacionalismo de solo e de sangue. O que não é mais do que a consequência
do rejeitar da cultura política universalista da época das luzes.
Trinta anos antes da revolução Francesa a «enciclopédia» de Diderot e D´alembert define a nação como «uma quantidade considerável de povos que habita uma certa extensão de terras fechada dentro de certos limites e que obedece ao mesmo governo». Um ponto, e é tudo. Nem uma palavra sobre a história, a cultura, a língua e a religião: assim nasce o cidadão. Esta visão esclarecida político-jurídica da colectividade não sobreviverá aos primeiros anos da revolução Francesa. A revolta contra as luzes da segunda metade do Séc.XVIII, que da Alemanha passará à França, provocando um aumento das diferenças entre os povos de cada país e das suas comunidades de origem, dará origem ao nascimento do nacionalismo; o fundador da ideologia nacionalista foi um filósofo alemão, Johann Gottfried Herder (1744-1803). No entanto, nem o nacionalismo que iria percorrer os sécs.XIX e XX nem os anti-luzes são exclusividades alemãs. Por volta de 1760, Edmund Burke, o célebre autor das «reflexões sobre a revolução francesa» que os neo-conservadores insistem, erradamente, em classificar de liberal começa a forjar uma visão orgânica da nação.
Trinta anos antes da revolução Francesa a «enciclopédia» de Diderot e D´alembert define a nação como «uma quantidade considerável de povos que habita uma certa extensão de terras fechada dentro de certos limites e que obedece ao mesmo governo». Um ponto, e é tudo. Nem uma palavra sobre a história, a cultura, a língua e a religião: assim nasce o cidadão. Esta visão esclarecida político-jurídica da colectividade não sobreviverá aos primeiros anos da revolução Francesa. A revolta contra as luzes da segunda metade do Séc.XVIII, que da Alemanha passará à França, provocando um aumento das diferenças entre os povos de cada país e das suas comunidades de origem, dará origem ao nascimento do nacionalismo; o fundador da ideologia nacionalista foi um filósofo alemão, Johann Gottfried Herder (1744-1803). No entanto, nem o nacionalismo que iria percorrer os sécs.XIX e XX nem os anti-luzes são exclusividades alemãs. Por volta de 1760, Edmund Burke, o célebre autor das «reflexões sobre a revolução francesa» que os neo-conservadores insistem, erradamente, em classificar de liberal começa a forjar uma visão orgânica da nação.
Pela primeira vez o sentimento nacional e o culto do passado
nacional, a história, a cultura e as tradições nacionais foram mobilizadas
contra a autonomia dos indivíduos, os direitos naturais e a
democracia. Mas foi com Herder que o nacionalismo explodiu: Herder e Burke
exerceram uma influência determinante sobre Renan, sobre Taine, sobre
Michelet e sobre Barrés.
Hippolyte Taine resumirá o pensamento de Johann Herder numa fórmula rapidamente aceite: o Homem é determinado pela raça, pelo meio e pelo momento. O nacionalismo generalizou-se proclamando como verdade universal que não há verdade universal.
Maurice Barrés dirá: «Não há verdade absoluta, somente há verdades relativas».Da verdade, apenas restam uma pluralidade de verdades nacionais.
Contudo, para se ter uma visão da complexidade do evoluir das ideias, dos conceitos de esquerda e direita, assim como algumas relações surpreendentes e sempre tortuosas entre o nacionalismo alemão e o nacionalismo francês, será preciso falar sobre Michelet. Barrés o teórico da terra e dos mortos, do solo e do sangue admirava Michelet porque tinha descoberto nesse grande historiador entusiasmado pela escola alemã, um aspecto que passou despercebido durante muito tempo: a visão da cultura, da história e da nação é mais próxima da de Herder e de Burke do que a que se encontra na «enciclopédia» e nos pensadores do iluminismo Francês.
Hippolyte Taine resumirá o pensamento de Johann Herder numa fórmula rapidamente aceite: o Homem é determinado pela raça, pelo meio e pelo momento. O nacionalismo generalizou-se proclamando como verdade universal que não há verdade universal.
Maurice Barrés dirá: «Não há verdade absoluta, somente há verdades relativas».Da verdade, apenas restam uma pluralidade de verdades nacionais.
Contudo, para se ter uma visão da complexidade do evoluir das ideias, dos conceitos de esquerda e direita, assim como algumas relações surpreendentes e sempre tortuosas entre o nacionalismo alemão e o nacionalismo francês, será preciso falar sobre Michelet. Barrés o teórico da terra e dos mortos, do solo e do sangue admirava Michelet porque tinha descoberto nesse grande historiador entusiasmado pela escola alemã, um aspecto que passou despercebido durante muito tempo: a visão da cultura, da história e da nação é mais próxima da de Herder e de Burke do que a que se encontra na «enciclopédia» e nos pensadores do iluminismo Francês.
Michelet descobre Herder pelas traduções de Edgar Quinet: nasce assim uma
amizade famosa entre os dois e Michelet, inspirando-se em
Herder, introduz o seu pensamento em França. Continua a ser Michelet
que traduzindo para francês revela à Europa inteira Giambattista
Vico(1668-1744), o primeiro a ter lançado da sua província Napolitana o
assalto contra o racionalismo. Aqui se coloca a pergunta essencial: porque
é que o jovem historiador francês (Michelet), à procura de um método
histórico se voltou para Vico e Herder e não para Montesquieu ou até
para Voltaire, o verdadeiro fundador da filosofia da história? Montesquieu
era um racionalista ao passo que Herder, como muito bem notou Hegel
depois de Kant, era adepto de um anti-racionalismo que se tornaria a vaga
de fundo que ataca a filosofia da época das luzes. Quanto a Renan, auto-proclamar-se-á o maior filósofo de todos os tempos e seguirá
Michelet na condenação do «veneno» que segrega o século XVIII.
A explicação das reticências de Michelet a respeito de Montesquieu tem sobretudo a ver com a simpatia pelo nascimento do nacionalismo alemão. Tal como Herder, Michelet pensa que o recurso demasiado radical da razão enfraquece as forças vitais. De facto, as suas escolhas irão doravante pesar consideravelmente sobre a evolução do pensamento nacionalista em França. A nação para Michelet é um ser vivo, cada povo possui uma alma colectiva, tal como Herder antes dele e tal como Barrés depois dele, Michelet para preservar a identidade nacional eleva-se contra o perigo do cosmopolitismo e diz claramente: «o que acontecerá a este povo se se puser a imitar outros povos indo-se embora, copiando o que poderíamos chamar a anti-França, a Inglaterra? Para Michelet «a via da imitação» é um corpo estranho que metemos na nossas carne, esta via que Herder reprovava duramente à Alemanha do seu tempo face à França «é simplesmente a via do suicídio e da morte».
Na realidade, «o povo»(1845) representa esta vertente da historiografia e do nacionalismo Francês que traz em si a marca da vitória dos valores nacionalistas sobre os valores universalistas.
A explicação das reticências de Michelet a respeito de Montesquieu tem sobretudo a ver com a simpatia pelo nascimento do nacionalismo alemão. Tal como Herder, Michelet pensa que o recurso demasiado radical da razão enfraquece as forças vitais. De facto, as suas escolhas irão doravante pesar consideravelmente sobre a evolução do pensamento nacionalista em França. A nação para Michelet é um ser vivo, cada povo possui uma alma colectiva, tal como Herder antes dele e tal como Barrés depois dele, Michelet para preservar a identidade nacional eleva-se contra o perigo do cosmopolitismo e diz claramente: «o que acontecerá a este povo se se puser a imitar outros povos indo-se embora, copiando o que poderíamos chamar a anti-França, a Inglaterra? Para Michelet «a via da imitação» é um corpo estranho que metemos na nossas carne, esta via que Herder reprovava duramente à Alemanha do seu tempo face à França «é simplesmente a via do suicídio e da morte».
Na realidade, «o povo»(1845) representa esta vertente da historiografia e do nacionalismo Francês que traz em si a marca da vitória dos valores nacionalistas sobre os valores universalistas.
É preciso seguir o fio que de
Herder passando por Michelet e Renan até Barrés, para compreender não só a
explosão do início do Séc.XX mas também, o estranho parentesco entre os
nacionalismos alemão e francês, que, por volta de 1900 convergem até terem
características muito próximas. Não deixa de ser estranho tudo
isto pois se a leste da Alemanha até aos Balcãs, à
Ucrânia e à Rússia esta concepção linguística e cultural e não política
da colectividade, tal como a ideia dos novos povos aos quais o futuro
pertence tem um sentido e uma função constituindo uma verdadeira
revelação, uma força mobilizadora. Estas ideias não respondem a nenhuma
necessidade concreta em França. Era natural que nessas regiões Herder se
tornasse um profeta e o particularismo nacional, histórico e
cultural, mais tarde biológico, a lança de acção política onde nada
representava nas terras de eleição da monarquia e das repúblicas
jacobinas. Nos impérios onde a colectividade se define pela língua e pela
cultura e não pelo estado ou pela dinastia, os conceitos de génio
nacionalista e de carácter nacional eram um motor de revolta
compreensível e os critérios culturais podiam apresentar certas
características democráticas, anti-dinásticas e serem forças de
libertação.
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