Avançar para o conteúdo principal

Os primórdios do ateísmo e a física quântica

Heraclito, Demócrito, Epicuro e Lucrécio foram os ateus da antiguidade clássica. Manifestavam, ou pretendiam manifestar, um plano alternativo representativo quer no campo moral assim como no campo dos fenómenos naturais. 
Nos séculos XVII e XVIII o ateísmo passou a ser visto como uma reacção contra o poder da religião organizada, isto é, das igrejas, especialmente, contra o poder da igreja de Roma e dos seus zelotas da inquisição.
A partir do século XIX o ateísmo conheceria um novo impulso, quando descobertas científicas vieram reforçar a convicção de que tudo podia ser explicado pela interacção das forças naturais,
contrapondo um materialismo irredutível a todos os idealismos que admitissem o sobrenatural.

Filósofos como Marx ou Nietzche, que proclamavam a morte de Deus, e polémicas como as suscitadas pela teoria da evolução das espécies proposta por Darwin permitiram a sedimentação de uma ateísmo teórico que teria expressão política no anticlericalismo radical dos jacobinos, quer nos filhos "mais puros" da revolução francesa, quer naqueles que protagonizaram a revolução russa.
Durante uma boa parte do século XX em que as maiores tragédias foram desencadeadas por totalitarismos ateus, como o nazismo e o comunismo, a evolução da ciência parecia estar a contribuir para o recuo do ateísmo radical, substituído por um agnosticismo que tolerava a fé religiosa e parecia ter desistido de tentar provar a inexistência de Deus ou a sua morte.
Para esta nova visão da vida e de Deus, muito contribuiu a Física Quântica e ao mesmo tempo, o velho sonho de "tudo prever" e "tudo explicar" voltavam a ser possíveis.

Einstein que não era um homem religioso, costumava brincar sobre a dificuldade de saber se, na história do universo, Deus jogara xadrez ou aos dados. Stephen Hawking, no seu livro "Uma breve história do tempo", tentava apresentar uma investigação à "mente de Deus".

Do lado da igreja, mas sobretudo da igreja de Roma, registava-se um movimento impulsionado pelo concílio Vaticano II, de reconciliação com a ciência, para o que contribuíram quer os trabalhos e reflexões de padres cientistas como o biólogo "Teillard de Chardin" e o astrofísico "George Gamow", quer os pedidos de perdão do longo papado de João Paulo II, quer por fim a (preocupação) ? de Bento XVI em sublinhar a boa convivência entre fé e razão.

Uma besta moderna como Richard Dawkins afirma implicitamente que, para além de não podermos encontrar provas da existência de Deus, podemos encontrar na beleza do universo, na sua harmonia grandiosa, um substituto. Nem Einstein foi tão longe. O criador da teoria da relatividade, que reconhecia não ter um Deus pessoal, também não procurava demonstrar a sua inexistência, e sugeria mesmo que seguíssemos um seu conselho: "mostrar reverência pela estrutura do mundo, na medida em que isso permitiria aos nossos insuficientes sentidos apreciá-lo". Einstein reconhecia também os limites da ciência para observar, medir e descrever a realidade e, por isso mesmo, dos seus limites para chegar a uma verdade irrefutável.
Também Carl Sagan, um grande astrofísico do século XX, se referia a isto de outra forma. Costumava ele dizer que as variedades da experiência científica relacionavam-se com uma visão pessoal da procura de Deus, mas que a ausência de provas não é prova de ausência.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arde tudo, é tudo para arder

O inferno está ao rubro no centro do país. Arde tudo numa fúria incontrolável de impunidade, desleixo, incúria e baixeza moral. Mas nada disto é surpreendente quando sabemos que Portugal não tem lei nem justiça. Tem piada ouvir o 1º ministro dizer que a culpa dos incêncios é dos autarcas. Até pode ser, em parte, mas a primeiríssima responsabilidade é do governo e da pessoa do 1º ministro. Esta atitude, de descartar responsabilidades, é bem típica da classe política de caca do nosso país.  Provocam-se incêndios propositados para a máfia dos meios aéreos lucrar milhões e milhões à custa da desgraça alheia. Ardem matas, quintais, casas, pessoas e bens na maior impunidade. A desertificação do interior avança, e os meios para acelerar esse processo não interessam nada à pandilha que (des)governa este cantinho à beira-mar plantado, desde que os objectivos sejam atingidos.  As populações deveriam meter o governo em tribunal, porque o mesmo tem obrigação de defender as populações e nã

O golpe de Estado alemão

«A introdução do euro na Alemanha assemelhou-se a um golpe de estado. Em 1989 o Bundesbank apoiara uma proposta britânica de Nick Lawson sobre a concorrência monetária na comunidade europeia. John Major também tentara algo do género para o Reino Unido quando propusera o ECU: 13 moedas na união europeia sendo as 13 aceites como moeda legal. Mas o governo alemão rejeitou a proposta britânica de mercado livre; preferia a proposta socialista de moeda fiduciária. O governo alemão foi contra a vontade da maioria dos alemães que queriam manter o marco. Para tal, lançou uma campanha publicitária, com anúncios nos jornais a afirmarem que o euro seria tão estável quanto o marco. Quando os dinamarqueses votaram contra a introdução do euro, o orçamento da campanha publicitária foi aumentado: passou de 5,5 para 17 milhões de marcos. Os políticos alemães tentaram convencer os seus eleitores com um argumento absurdo: afirmaram que o euro era necessário para manter

A mentira gayzista

OS GAYS encontram talvez menos satisfações no seu tipo peculiar de jogos sexuais do que nos mitos lisonjeiros que cultivam a propósito de sua comunidade. Um desses mitos é o de que são marginalizados e perseguidos. Outro é o da sua superioridade intelectual. Contra a primeira dessas crenças permanece o facto de que alguns dos tiranos mais sanguinários da História foram gays, entre outros Calígula e Mao TséTung. Aquele mandava capar os jovens bonitos para tomá-los como noivas; este comia à força os guardinhas do Palácio da Paz Celestial, enviando os recalcitrantes à paz celestial propriamente dita. Mas esses casos célebres não são excepções: destacam-se sobre o fundo negro de uma regra quase geral. Na Índia, no século passado, milhares de meninos foram comprados ou roubados de suas famílias e levados à força para servirem em bordéis homossexuais na Inglaterra. Na China aconteceu coisa semelhante. Na Alemanha e na França, clubes e círculos fechados de homossexuais sempre esti